1° Seminário de Educação e o Direito à Memória
O Programa Educativo do Memorial às Vítimas do Holocauto apresenta o 1° Seminário de Educação e o Direito à Memória. O objetivo desta ação é refletir sobre a relação entre memória, educação e Direitos Humanos, tecendo uma rede de conexões e promovendo o compartilhamento de experiências, metodologias e saberes.
Vamos pensar juntos e desenvolver a percepção crítica do mundo e o combate ao esquecimento!
Programação gratuita
18/10 – Sexta-feira
9h – Credenciamento e café de boas-vindas
9h30 – Abertura
10h – Palestra de abertura: Uma história de todos – o papel da memória e das narrativas na construção do futuro – Com Karen Worcman
Com a participação de Karen Worcman, curadora e diretora-presidente do Museu da Pessoa. Filha de imigrantes judeus cujos avós paternos fugiram da 2° Guerra Mundial. A palestra de abertura do I Seminário de Educação e o Direito à Memória irá abordar a importância da preservação das narrativas pessoais para a construção de uma memória comum a todos nós e como esse processo nos permite projetar um futuro igualitário e reconhecer os elementos do passado no tempo presente.
14h – Mesa: As marcas de uma geração – como o trauma do Holocausto impacta a construção das identidades – Com Sofia Débora Levy e mediação por Carolina Pereira
Nesta roda de conversa, convidamos o público a refletir sobre as reverberações causadas pelo trauma do Holocausto na vida dos sobreviventes e seus descendentes. Debatendo as possibilidades de construção de identidade cultural em diálogo com a educação e a saúde mental.
16h30 – Mesa: A cultura material e os espaços de memória social – Com Bessa Freire, Vinícius José e mediação por Matheus Magalhães
O que os museus, os centros culturais e os memoriais têm em comum? Nesta roda de conversa convidamos Bessa Freire e Vinícius José para um debate sobre o processo de museificação de objetos e artefatos, além do papel educacional dos espaços voltados à preservação da memória.
19/10 – Sábado
9h30 – Credenciamento
10h – Todas as histórias contadas aqui são reais: o papel da educação midiática no combate à desinformação – Com Mariana Ochs
O desenvolvimento tecnológico pode ser considerado um dos propulsores da prática de disseminação de desinformação, também conhecida como Fake News. Nesse cenário, os eventos históricos são revisitados sem o compromisso com a verdade. Para falar sobre a importância do letramento digital e o desenvolvimento de habilidades críticas para analisar e questionar as informações, convidamos Mariana Ochs, coordenadora do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta e filha de sobrevivente do Holocausto.
14h – Oficina Criativa: Guardar histórias – preservação e conservação de objetos – Com Karen Merlim
Nesta oficina prática, vamos conhecer os fundamentos e as técnicas de conservação de objetos. Por meio de exercícios, o público é convidado a explorar métodos que garantem a longevidade de itens como livros e cartas.
14h – Oficina Criativa: Escrever a memória – Com Taís Bravo
Como eventos históricos participam de nossas vidas individuais? O que nossas lembranças íntimas falam sobre as memórias coletivas? Essas são algumas das questões que norteiam a oficina Escrever a memória. Voltada para pessoas interessadas em escrita, leitura e educação, essa é uma oficina que investiga formas de contar, compartilhar e elaborar memórias.
Ao longo de duas horas, serão praticados exercícios de escrita e a leitura coletiva de autores como Walter Benjamin, Heleine Fernandes, Saidiya Hartman e Tatiana Pequeno. Além disso, também serão propostos práticas educativas para estimular a produção textual de testemunhos em espaços escolares.
16h – Apresentação Cultural
O Memorial às Vítimas do Holocausto recebe, neste sábado, os alunos que compões a orquestra do Associação Projeto Roda Viva.