Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
"Onde As Borboletas Não Habitam", de Luciana Bonace, é a nova exposiçao do Memorial - Memorial às Vítimas do Holocausto Rio "Onde As Borboletas Não Habitam", de Luciana Bonace, é a nova exposiçao do Memorial
Linguagens
PT

Memorial do Holocausto Memorial do Holocausto

“Onde As Borboletas Não Habitam”, de Luciana Bonace, é a nova exposiçao do Memorial

8 de julho de 2024
3 min leitura

No dia 13 de julho,  às 15h, o Memorial às Vítimas do Holocausto inaugura a exposição Onde As Borboletas Não Habitam, inspirado no livro homônimo de Luciana Bonace, acompanhada de uma conversa de galeria com as curadoras. 

A mostra narra a história de crianças e adolescentes que enfrentaram o nazismo com arte, no campo de concentração de Theresienstadt, ou Terezín, que ficava localizado em Praga, na atual República Tcheca.

Entre 1940 e maio de 1945, Terezín foi um lugar de fome, doenças e morte. Mas mesmo diante desse cenário, crianças e adolescentes, com o apoio de professores, cuidadores, artistas e líderes judaicos, resistiram à opressão nazista. Através do desenho, pintura, teatro, música, poesia e revistas, eles criaram um legado de resistência e humanidade, afirmando: “Nós estivemos aqui, sentimos medo, vimos o horror, morremos em Auschwitz e outros campos do Leste”.

A exposição possui curadoria de Luciana Bonace  e co-curadoria de Karen Zolko e Fanny Grinfeld. As imagens são de Lara Zolko.

 

Como parte da programação deste mês, o Clube do Livro fará a leitura do livro Onde As Borboletas Não Habitam.

As inscrições vão até o dia 12/07! Se inscreva aqui: Formulário de inscrição 

 

Sobre o Memorial

 

O Memorial às Vítimas do Holocausto, localizado no Morro do Pasmado, no Rio de Janeiro, começou a ser idealizado há cerca de 30 anos pelo então Deputado Estadual Gerson Bergher (Z’l) (1925-2016). Sua esposa, a Vereadora Teresa Bergher, deu continuidade à realização do projeto, e é autora da Lei Municipal nº 6.322 de 17 de janeiro de 2018, que possibilitou a construção do espaço cultural.

Após a aprovação pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a Prefeitura fez a cessão de uso do espaço do Parque Yitzhak Rabin, no Morro do Pasmado, para a Associação Cultural Memorial do Holocausto, entidade sem fins lucrativos, responsável pelo planejamento, execução, gestão e zelo do bem material e imaterial do Memorial.

O marco inicial do projeto é o Monumento às Vítimas do Holocausto, com cerca de 20 metros de altura, inaugurado em dezembro de 2020. O monumento é uma criação do arquiteto André Orioli, que venceu um concurso promovido pela Prefeitura do Rio em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil, em 1998, também por iniciativa de Gerson Bergher, então Vereador. O projeto de Orioli já previa área de exposições no subsolo do Monumento, mas contou com a colaboração de outras entidades parceiras na sua construção.

O espaço interno do Memorial às Vítimas do Holocausto, com cerca de 1.600 metros quadrados, se integra à área externa e conta com espaço expositivo e área educativa.

 

 

 

Sobre Luciane Bonace 

 

Professora, pesquisadora, formadora de professores, curadora, artista, autora e elaboradora de materiais didáticos e livros literários. Doutora em Educação (FEUSP), Pós-Doutora em Metodologia do Ensino e Educação Comparada (FEUSP) e em Letras Orientais (FFLCH – USP). Pós-Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada, área de Literatura Infantil e Juvenil. Finalista do Prêmio Jabuti na categoria Livros Didáticos e autora da melhor tese de doutorado em Educação da USP (2015). Autora do livro infantojuvenil Onde as borboletas não habitam: a história de crianças e adolescentes que enfrentaram o nazismo com arte.

 

SERVIÇO


Exposição Onde As Borboletas Não Habitam

Abertura da exposição dia 15/07, às 15h.


Memorial às Vítimas do Holocausto


Alameda Embaixador Sanchez Gavito, s/n – Mirante do Pasmado, Botafogo
https://bit.ly/Como_chegar_ao_Memorial_do_Holocausto
De quinta a domingo, das 10h às 18h  (última entrada às 17h)

Entrada gratuita mediante retirada de ingresso na Sympla.

© Copyright 2025 Memorial às Vítimas do Holocausto Rio. Todos direitos reservados.