Linguagens
PT

Memorial do Holocausto Memorial do Holocausto

Patrocínio Master

A Multiplan tem muito orgulho em ser apoiadora do Memorial do Holocausto, um projeto que fortalece a importância das garantias relativas aos direitos humanos, da cultura e do turismo na cidade do Rio de Janeiro.

Ao fazer parte desta iniciativa, ajudamos a proporcionar reflexão e conhecimento sobre a importância da justiça, da tolerância e do respeito à diversidade como valores e princípios éticos fundamentais do ser humano e do convívio social. Acreditamos que o Memorial do Holocausto trará uma nova dimensão à cidade, sendo um espaço público dedicado à preservação da memória da história, para que crimes como o holocausto nazista não sejam esquecidos, nem repetidos.

A Multiplan vislumbra um futuro justo e igualitário para todos os cidadãos e, por isso, investe em projetos como este, que fomentam discussões e mantêm viva nossa história. Honrar e relembrar o passado é ponto de partida para que o amanhã seja construído pelas novas gerações com bases cada vez mais justas e plurais.

Patrocínio

O Memorial do Holocausto, no Rio de Janeiro, representa um marco para a sociedade brasileira. A lembrança deste episódio trágico, sem precedentes na história da humanidade, nos convida à uma profunda reflexão sobre o Mundo que desejamos construir e o legado que deixaremos para as futuras gerações.

Os princípios de paz, justiça, respeito e valorização da vida, empatia e generosidade, estabelecidos como a base da sociedade, constituída pelo rico mosaico da diversidade humana, representa o mais sublime aprendizado que a visita ao Memorial proporciona. O Banco Safra apoia esta iniciativa, com a esperança da construção de um Mundo melhor.

Em meio ao testemunho de milhões de histórias, tão ricas quanto necessárias, o Memorial do Holocausto transpõe a preservação da memória. De maneira singular, passado e futuro se dialogam sob a perspectiva de proporcionar reflexões sobre a importância dos direitos humanos, da democracia, da justiça e da tolerância – instrumentos fundamentais para a construção de uma sociedade melhor. Como patrono desta importante iniciativa, o Banco Daycoval reforça seu compromisso diário na promoção da cultura e no fortalecimento de ações educativas que zelam pelo futuro das próximas gerações.

A importante mensagem que este Memorial deixará para esta e próximas gerações, independentemente de religião, nacionalidade ou particularidades é que os horrores ocorridos no Holocausto nazista, principalmente contra os judeus, mas também contra outras minorias, nunca mais poderá se repetir. Um projeto com estas características têm importância gigantesca, para que os moradores e visitantes do Rio de Janeiro tenham mais um motivo para se orgulhar da cidade maravilhosa.

Copatrocínio

Educar é ensinar e concretizar a importância de que erros do passado não tem espaço no presente e futuro da sociedade. O Memorial do Holocausto do Rio de Janeiro é um marco para a sociedade. Temos o orgulho de fazer parte de sua realização e deixar o legado para as próximas gerações.

Parceria

Lembrar os fatos, nomear os autores e preservar uma memória digna às vítimas – essa é uma responsabilidade constante para a Alemanha para evitar que a história se repita. Por tanto, a República Federal da Alemanha através do seu Consulado Geral no Rio de Janeiro está honrado de fazer parte do projeto do Memorial do Holocausto do Rio de Janeiro, que com seu víeis educativo, traz em sua mensagem, além da história de cada indivíduo, uma reflexão sobre a importância dos direitos humanos, da justiça e da tolerância – valores e princípios éticos fundamentais do ser humano e da democracia.

Valorizar a história, respeitar os direitos humanos e estimular um ambiente de promoção da cultura e da diversidade são compromissos da CSN. Para nós, apoiar o Memorial do Holocausto significa reconhecer a sua importância não apenas com um local de homenagem às vítimas do holocausto, mas também como fomentador da educação e de uma reflexão sobre discriminações e perseguições.

O maior genocídio do século XX não pode ser esquecido. É preciso lembrar das milhões de vítimas que foram cruelmente e sistematicamente assassinadas. Um número cada vez menor de sobreviventes, ao revisitar e compartilhar heroicamente suas agonizantes experiências, contribuíram para uma sociedade mais empática. Cabe às gerações seguintes honrar e perpetuar suas memórias. Memoriais do holocausto são fundamentais para que sigamos nosso curso civilizatório, e para que esta história nunca mais se repita.

Realização

Criada em 12 de setembro de 2017, a Associação Cultural Memorial do Holocausto (ACMH) é uma entidade sem fins econômicos, lucrativos, políticos partidários ou religiosos, com a finalidade de promover a cultura, o ensino e divulgação da histórica memória do Holocausto Nazista como política de defesa dos Direitos Humanos.

Para isso, a Associação conseguiu o Termo de Cessão de Uso do espaço assinado em 22 de maio de 2018 para a construção do Memorial, com o intuito de desenvolver todos esses objetivos. A obra foi iniciada em fevereiro de 2019, após a concessão de todas as licenças no âmbito Municipal, Estadual e Federal, e concluída a obra civil em dezembro de 2020, sendo entregue ao público já em pleno funcionamento em janeiro de 2023 (com habite-se e alvará de funcionamento). Vale o registro que toda a obra civil foi realizada com verba da iniciativa privada, através de doações.

A Associação foi responsável pela construção e, agora, pela gestão do Memorial, trabalhando para isso junto à Prefeitura do Rio de Janeiro.

Concepção e Implantação do projeto museológico

O IDG é uma organização social privada, sem fins lucrativos, especializada em conceber, implantar e gerir equipamentos culturais e programas ambientais. Responde atualmente pela gestão do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Paço do Frevo, em Recife, e Museu das Favelas, em São Paulo. Atua ainda na implantação e futura gestão do Eco Museu do Jardim Botânico do Rio de Janeiro,  Também foi responsável pela concepção e  implementação do projeto museológico do Memorial às Vítimas do Holocausto, inaugurado em 2022 no Rio de Janeiro.

Parceiro Estratégico

Concepção Criativa e Museográfica

Pioneira na integração entre design, arquitetura, arte e tecnologia, a SuperUber cria experiências multimídia e interativas para cultura e educação. A equipe multidisciplinar de designers, arquitetos, programadores, redatores e produtores desenvolvem projetos ao redor do mundo, em instituições como o Museu do Amanhã (Rio), Museu da Língua Portuguesa (São Paulo), Teatro Colón (Buenos Aires), Victoria & Albert Museum (Londres), Spot Festival (Dinamarca), The Creators Project (China, Espanha, EUA) e ONU (EUA).

DOADORES

José Isaac Peres
Vicky Safra e família
Família Dayan
Elie Horn
Joseph Safra
in memorian
Rogério Jonas Zylbersztajn
in memorian

Dorio Ferman
Oceana Investimentos
Raikel Zylbersztajn
Rogério Chor em nome dos seus filhos Tomer, Guili e Beny
XP

Alberto e Riva Klein
Ary Litman Bergher
Associação Religiosa Israelita Chevra Kadisha
Família Birman
Família Spritzer
Lilian e Luis Stuhlberger
Marcelo Kalim
Mattos Filho
Ronaldo Cezar Coelho

Debora Hazan e Jaime Celso Bogorotty
Hélio Seibel
Marcelo B. Crivella
Jaime e Moyses Spilberg
Sulatlantica Importadora e Exportadora
Tecnisa
Verde Asset Management

Arnaldo Libman
Arnon Velmovitsky
Marcelo Conde
Rubin Melamed
Salo Davi Seibel
SH Formas Andaimes e Escoramentos
Teresa Bergher
Thomas Zinner

© Copyright 2024 Memorial às Vítimas do Holocausto Rio. Todos direitos reservados.