“Revisitando os espaços de memória”, de Fred Schiffer, é a nova exposição do Memorial
No dia 20 de agosto, o Memorial às Vítimas do Holocausto inaugura a mostra Revisitando Espaços de Memória, do fotógrafo Fred Schiffer. Composta por 18 fotografias do Campo de Concentração de Sachsenhausen, Memorial aos Judeus Mortos da Europa (Berlim), Campo de Concentração de Theresienstadt e Cemitério Judaico (República Tcheca), antiga fábrica de Oskar Schindler, Gueto e Sinagogas de Cracóvia, Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau (Polônia), o artista utiliza tratamento em P&B e técnicas como contra-plongée para imprimir a temporalidade às fotografias.
O trabalho que resultou na mostra foi realizado em 2015 a partir de uma viagem realizada por Fred e sua esposa, a jornalista Renata Schiffer, com o objetivo de documentar a história e não permitir que este trágico acontecimento se repita ou seja esquecido por esta e próximas gerações. O material produzido durante a viagem resultou num livro publicado em 2017, que conta com 150 fotografias.
Celebrando o Dia do Fotógrafo, 19 de agosto, a exposição ocupará um novo espaço, destinado a mostras temporárias e projetos experimentais, localizado na Varanda dos Direitos Humanos. Com o objetivo de acolher diferentes narrativas e olhares, o espaço será ocupado pela mostra até o dia 1 de outubro.
Como parte da programação de inauguração da mostra, o artista ministrará a oficina Fotografia Atemporal: Filosofia e técnicas de fotografar o passado, destinada ao público em geral, no dia 2 de setembro às 15h. Utilizando câmeras fotográficas ou celulares, os participantes aprenderão técnicas para a produção de fotografias dando a impressão do tempo passado. Com 2 horas e meia de duração, a oficina contará com uma visita especial à exposição com o artista. Para participar, basta fazer inscrição gratuita na Plataforma Sympla.
Sobre o Memorial
O Memorial às Vítimas do Holocausto, localizado no Morro do Pasmado, no Rio de Janeiro, começou a ser idealizado há cerca de 30 anos pelo então Deputado Estadual Gerson Bergher (Z’l) (1925-2016). Sua esposa, a Vereadora Teresa Bergher, deu continuidade à realização do projeto, e é autora da Lei Municipal nº 6.322 de 17 de janeiro de 2018, que possibilitou a construção do espaço cultural.
Após a aprovação pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a Prefeitura fez a cessão de uso do espaço do Parque Yitzhak Rabin, no Morro do Pasmado, para a Associação Cultural Memorial do Holocausto, entidade sem fins lucrativos, responsável pelo planejamento, execução, gestão e zelo do bem material e imaterial do Memorial.
O marco inicial do projeto é o Monumento às Vítimas do Holocausto, com cerca de 20 metros de altura, inaugurado em dezembro de 2020. O monumento é uma criação do arquiteto André Orioli, que venceu um concurso promovido pela Prefeitura do Rio em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil, em 1998, também por iniciativa de Gerson Bergher, então Vereador. O projeto de Orioli já previa área de exposições no subsolo do Monumento, mas contou com a colaboração de outras entidades parceiras na sua construção.
O espaço interno do Memorial às Vítimas do Holocausto, com cerca de 1.600 metros quadrados, se integra à área externa e conta com espaço expositivo e área educativa.
Sobre Fred Schiffer
Jornalista, fotógrafo, doutorando em Humanidades, Culturas e Artes (Modern Art & Ideas MOMA). Foi professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e do Centro Universitário da PUC-Rio.
SERVIÇO
Mostra fotográfica Revisitando Espaços de Memória
Abertura da exposição dia 20/08, às 11h
Oficina Fotografia Atemporal: Filosofia e técnicas de fotografar o passado dia 02/09, às 15h
Memorial às Vítimas do Holocausto
Alameda Embaixador Sanchez Gavito, s/n – Mirante do Pasmado, Botafogo
📍https://bit.ly/Como_chegar_ao_Memorial_do_Holocausto
De quinta a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h)
Entrada gratuita mediante retirada de ingresso na Sympla